sexta-feira, 15 de maio de 2020

A Grande Tribulação II





Hoje vamos dar continuidade ao assunto da postagem anterior - A grande Tribulação. 

Havíamos respondido a primeira pergunta: Quando começará a grande tribulação? E a resposta foi: já começou! Jesus é o primeiro selo (cavaleiro do cavalo branco) e os eventos subsequentes da humanidade são a abertura e o cumprimento do 2°, 3° e 4° selo, a saber: Falta de paz, Fome e Morte.  

Usaremos como base para uma nova análise os textos abaixo:


I - "Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; 

E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?

E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro" (Apocalipse 7:9,13,14).


II - "E vi um como mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus" (Apocalipse 15:2).


III - E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos" (Apocalipse 20:4).


Observe que Ap.7:9 - Fala de uma multidão inumerável de pessoas no céu, de todas as línguas e nações e o texto explica a sua origem - "estes vieram da grande tribulação"; diferentemente de Apc.15:2; em que a multidão no céu, em menor quantidade, são pessoas que venceram o anticristo e a sua marca; e de Apc. 20:4 - As almas que alcançaram a salvação após serem degoladas pelo anticristo. 

Comparando estes três versículos podemos ter a certeza de que se tratam de dois eventos diferentes: o Arrebatamento -  visto em Apc.7:9 ( o qual inclui a ressurreição dos mortos em Cristo) e a Salvação daqueles que ficaram e foram salvos por resistir a besta - Apc.15:2 e 20:4. 

Sobre a multidão de que trata o texto em Apc.7:9 (Inumerável e de todas as tribos, nações e línguas) podemos inferir que uma quantidade tão grande é composta não apenas pelos vivos arrebatados, mas também por aqueles que morreram em Cristo Jesus (conforme diz Tess.4:16-17), no entanto, a explicação sobre a situação deles, antes de virem aos céus, é a mesma: "Vieram da grande tribulação". 


IV - "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" 1 Tessalonicenses 4:16,17.

Perceber que os mortos ressurretos vieram da grande tribulação e que a bíblia diferencia quem veio da tribulação de quem foi perseguido e morto pelo anticristo,  trouxe-me a base para acreditar que o arrebatamento acontecerá antes do surgimento do anticristo, e que já vivemos o período da Tribulação na sua primeira fase - O princípio das dores. 

Portanto, respondemos também segunda e a terceira pergunta, que foram:

Quanto tempo durará a grande tribulação até o período do fim? 
Resposta: Bom, ela já dura dois mil anos.

Quando acontecerá o arrebatamento? 
Resposta: Após o princípio das dores, e portanto, a teoria Meso-Tribulacionista é a que percebemos mais assertiva. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário