segunda-feira, 4 de maio de 2020

As sete igrejas da Ásia




Escrever sobre as sete igrejas da Ásia descritas no livro do Apocalipse me faz relembrar os tempos de juventude em que eu tentava decorar muitos nomes e referências da bíblia para ganhar bombons nos cultos de ensino. Hoje em dia já há não preocupação em saber os nomes, "de cor e salteado", dos personagens e locais da bíblia, mas precisamos compreender a sua mensagem e aplicá-las na nossa vida cotidiana.  

Voltando ao tema, cada igreja mencionada neste livro traz uma orientação e uma promessa. Ao lê-las podem surgir indagações do tipo:

1°. Por que Deus falaria a apenas sete igrejas quando existiam muito mais igrejas pela Ásia, por quê não enviar mensagens também a Corinto, por exemplo. 

A resposta é: Porque para Cristo elas rementem às tendências na história da igreja Cristã, e assim Ele nos revela os sete estágios, ou eras, da igreja de Cristo no mundo. 

2°. Certo, mas então em qual período a nossa igreja atual está?

Se observarmos a mensagem dada a igreja de Laodiceia:

"E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

Apocalipse 3:14-19

Você percebe que na atualidade muitas pessoas são encorajadas a aceitar Jesus, mas infelizmente para estas tal ato não representa, ou não implica, mudança de atitude e de comportamento? O título de Cristão tornou-se mero modismo. Vemos uma massa de Cristãos mornos e indiferentes as coisas espirituais assim como a igreja de Laodiceia, a qual é a última descrita em Apocalipse.

As riquezas materiais, destas pessoas assim como em Laodiceia, as cegaram de sua vergonha espiritual, pois lotam as igrejas para orar e clamar por prosperidade, ao passo que mantêm uma conduta pecaminosa, longe da piedade e santidade ensinada por Cristo Jesus.

Tal constatação deve remeter-nos a seguinte reflexão: 
-  Precisamos ajustar a temperatura da nossa fé, pois se continuarmos mornos o Senhor nos "vomitará de sua boca".
- Estamos, de fato, nos últimos dias da igreja na terra.
   

Abaixo, como uma curiosidade, o nome de cada igreja e sua era:

1° Éfeso: Igreja Apostólica - (Pentecostes - 100d.C.);
2° Esmirna: Igreja perseguida - (100-316 d.C);
3° Pérgamo: Igreja Mundial - (316-800 d.C);
4° Tiatira: Igreja Medieval - (800-1517 d. C);
5° Sardes: Igreja Estatal - (1517-1750 d.C.);
6° Filadélfia: Igreja Missionária - (1750-1900 d.C)
7° Laodiceia: Apóstata - (1900 - atualidade d.C)

Nenhum comentário:

Postar um comentário